zhang61_CHANDAN KHANNAAFP via Getty Images_teslachina Chandan Khanna/AFP via Getty Images

Não descartem a recuperação econômica da China

XANGAI – A robusta recuperação em termos de crescimento amplamente esperada após o fim da política de covid zero da China ainda não se concretizou. Isso é menos surpeendente e mais fácil de entender do que a maioria dos observadores parece pensar.

A expectativa era que o fim dos lockdowns por covid-19 liberasse uma poderosa onda de demanda reprimida. Em vez disso, a demanda agregada, que vem desacelerando desde antes da pandemia, está retomando sua trajetória anterior. Embora os chineses estejam viajando, socializando e comendo fora com mais frequência, o crescimento dos gastos de consumo pelas famílias tem sido limitado. O investimento em bens fixos não está se recuperando.

Com algumas poucas exceções, como o setor de veículos de nova energia (new-energy-vehicles - NEV, na sigla em inglês), a atividade econômica segue contida. Como resultado, o crescimento está sendo muito mais fraco do que o previsto. Ainda que o crescimento real do PIB tenha chegado a 4,5% no primeiro trimestre, espera-se que ele desacelere no segundo. O núcleo da inflação está rondando em torno de zero, e o índice de preços ao produtor está em território negativo.

https://prosyn.org/51d6WIopt