yu75_Jiang QimingChina News ServiceVCG via Getty Images_pboc Jiang Qiming/China News Service/VCG via Getty Images

As perspectivas económicas da China são mais brilhantes do que parecem

PEQUIM – O início de 2024 foi marcado por uma onda de previsões cada vez mais pessimistas para a economia da China. Embora o governo chinês permaneça otimista, o Fundo Monetário Internacional projeta que o crescimento do PIB desacelerará para 4,6% este ano diante dos 5,4% em 2023. Entretanto, espera-se que a queda do mercado chinês de ações continue depois de os preços das ações terem caído para o seu nível mais baixo em cinco anos.

Mas as perspectivas econômicas da China são mais brilhantes do que parecem. Embora o governo ainda não tenha publicado as próprias perspectivas para 2024, a maioria dos economistas chineses espera uma meta de crescimento anual de 5%. Devido ao melhor desempenho econômico do que o esperado da China em 2023, acredito que um crescimento de 5% é tanto necessário quanto viável.

O consumo foi o principal motor para o crescimento chinês em 2023, respondendo por 82,5% do aumento do PIB. O governo chinês não divulgou seus números finais de consumo, mas as vendas no varejo de bens de consumo social servem como útil indicador. Essas vendas aumentaram 7,2% no ano passado, refletindo uma recuperação nos gastos dos consumidores após uma queda em 2022. Mas a manutenção desse dinamismo de crescimento parece improvável, e muitos economistas chineses esperam uma significativa desaceleração do consumo em 2024.

https://prosyn.org/sidEoLcpt