yu71_GREG BAKERAFP via Getty Images_chinaconstruction Greg Baker/AFP via Getty Images

O caminho de volta ao crescimento na China

PEQUIM – Segundo o Gabinete Nacional de Estatística da China, a economia cresceu 4,5% ano a ano no primeiro trimestre de 2023. Embora isso dificilmente corresponda ao crescimento robusto do período pré-pandemia, ela excedeu as expectativas do mercado. E, com as políticas certas, a China pode se sair ainda melhor.

Há muito pessimismo sobre as perspectivas econômicas da China nos dias de hoje, com muitos alertas – não sem motivo – de que a China entrou num período deflacionário. No primeiro trimestre de 2023, o Índice de preços ao Consumidor (IPC) da China aumentou apenas 1,3% ano a ano – abaixo dos 1,8% do trimestre anterior. Mais impressionante, o Índice de Preços ao Produtor da China (IPP) caiu 2,5% ano a ano em março – seu sexto mês consecutivo de declínio.

Esta não é uma tendência nova. De fato, o IPP da China tem sido negativo durante a maior parte da última década. A partir de março de 2012, o IPP da China se encontrava em território negativo durante 54 meses consecutivos. Em janeiro de 2019, ele voltou a ser negativo – e se manteve assim durante 17 meses. Embora o IPC tenha permanecido positivo, ele cresceu menos de 2% ao ano, em média, durante uma década.

https://prosyn.org/3AcDBANpt